
Se você já trabalhou em agência de comunicação, com certeza já ouviu (ou disse) o nome dos emparedados do Big Briefing Brasil (BBB): “faltou um tchan”, “job pra ontem” e “aprovado com alteração”. São expressões que fazem parte do dia a dia da publicidade e, querendo ou não, sempre voltam para a nossa rotina.
No BBB, a versão chuver do reality show, esses foram os emparedados da vez. Mas como lidamos com isso aqui na Chuva?
Na publicidade, entendemos que essas situações são inevitáveis. O importante é saber como enfrentá-las e transformá-las em aprendizado. Trouxemos alguns Chuvers pra compartilhar suas visões sobre esses emparedados.
FALTOU UM TCHAN

Criar algo novo e impactante sempre vem com o desafio de entregar aquele diferencial que surpreende. Mas quando recebemos o famoso feedback de que “faltou um tchan”, o que fazer?
Para Jessica Casagrande, Coordenadora de Criação e diretora de arte, esse é o momento de revisar a ideia com um olhar estratégico e entender o que pode ser ajustado sem perder a essência do conceito:

“Às vezes, o tchan não tá no que falta, mas no que pode ser potencializado. A gente sempre busca entender a intenção por trás do feedback e encontrar um caminho que mantenha a criatividade viva sem comprometer a mensagem da campanha ou da peça.”
JOB PRA ONTEM

O tempo é um recurso precioso e, na publicidade, nem sempre temos a quantidade ideal para desenvolver um job da forma que gostaríamos. Mas como equilibramos prazos apertados e qualidade na entrega?
Aqui na Chuva, o tráfego e o relacionamento são essenciais nesse processo. Nossos times de conteúdo e atendimento trabalham lado a lado – literalmente – para alinhar expectativas e garantir que a demanda aconteça da melhor forma possível, mesmo com prazos curtos.

“Quando um cliente pede um conteúdo para ontem, o primeiro passo é entender o real nível de urgência. Será que é algo estratégico ou apenas um reflexo do ritmo acelerado do mercado do cliente? A partir daí, organizamos as demandas para que nada saia atropelado e a entrega tenha qualidade” – comenta Nat Souza, Coordenadora de Conteúdo.
APROVADO COM ALTERAÇÃO

O job foi aprovado, mas… com alteração. Quem nunca?
Aprovações fazem parte do processo e podem ser frustrantes, no primeiro momento, quando significam refazer algo que parecia estar pronto. Nosso ponto não é evitar alterações, mas, sim, como lidar com elas de forma produtiva e coerente.
Duda Guidi, Coordenadora de Criação e redatora, acompanha de perto os processos criativos e estratégicos na Chuva, e compartilhou sua visão sobre esse emparedado:

“Alterações podem ser oportunidades para refinar uma ideia. O importante é manter a objetividade, entender o que precisa ser ajustado e, se necessário, argumentar sobre a melhor solução. Aqui, lidamos com as mudanças com maturidade e buscamos sempre um caminho que funcione para o cliente e para o job.”
A publicidade tem seus emparedados e, assim como no Big Briefing Brasil, não há como escapar deles. O que podemos fazer é aprender a encarar essas situações com inteligência e jogo de cintura.

Na Chuva, mantemos um espaço que abraça os desafios da criatividade e transforma cada um deles em uma oportunidade de crescimento. Afinal, somos a marca da Criatividade que Converte.
🚀 Gostou desse conteúdo? Compartilhe com a sua equipe e continue essa conversa!