As novidades e tendências das mídias externas e digitais
OOH!
Esta pode até parecer apenas uma expressão de surpresa, mas a mídia OOH é uma abreviação para Out Of Home (fora de casa). É a famosa mídia externa.
Talvez você pense que ela anda out of fashion (fora de moda kkkk) e que só a mídia online gera resultados atualmente. A gente já te adianta que não é bem assim.
Tem muita coisa nova pra explorar nos dois tipos de mídias.
Mas afinal, qual a melhor opção: mídia externa ou mídia on?
Antes de darmos a resposta, precisamos entender o que é cada uma, o que oferecem de possibilidades e quais as tendências.
Mídia OOH
É um grande conjunto de mídias externas, como outdoor, empena, painel de LED, busdoor, relógio digital, banca de jornal, inflável, cabine de pedágio e vários outros modelos.
O principal objetivo de uma mídia OOH é entregar uma mensagem ao público nas ruas, avenidas, rodovias, praças, parques, exposições, shoppings e eventos públicos ou privados.
Novas possibilidades
Anunciar em mídias externas não precisa ser sempre a mesma coisa. As infinitas opções permitem – e sempre permitiram – oportunidades criativas, como um formato diferente de outdoor ou abrigo de ônibus interativo para passageiros.
Percebendo o constante avanço das mídias online e das experiências por meio das telas, o setor tem se profissionalizado cada vez mais. Um ponto que tem sido bem explorado é a expansão das conexões marca x consumidor por meio de outros sentidos, além da visão, como tato, olfato, audição e paladar. É uma forma de trazer o público pra perto e gerar interação e identificação.
Outra tendência da mídia exterior são os trabalhos com 3D e com a customização, como o Spotify fez, envelopando um ponto de ônibus e colocando os nomes de músicas mais bombadas no momento, como SENTA.
Seguindo a linha de customização, a TIM investiu em cenografia de impacto. A ideia era provocar identificação com a marca e desejo de compra. O processo de produção envolveu MDF naval adesivado com impressão digital para manter a qualidade da peça.
Mídia On
As mídias online são todo e qualquer tipo de comunicação feita ou direcionada a algum dispositivo eletrônico (smartphone, tablet e computador. O principal objetivo delas é conectar a marca ao público ou converter um lead em cliente.
Os meios mais utilizados são SEO (Otimização para motores de busca), publicidade paga por clique, marketing de conteúdo, redes sociais e e-mail marketing.
A mídia online possibilita direcionar anúncios específicos baseados em gênero, idade, estado civil, profissão, localização, gostos pessoais etc. Além disso, é possível que sua empresa rastreie o que os clientes estão fazendo online e como eles chegam no seu site.
As vantagens de cada uma
Mídia OOH
- Custo-benefício
- Poder de impacto
- Amplo alcance
- Divulgação em massa ou segmentada
Mídia On
- Baixo orçamento para ótimo alcance
- Segmentação de público
- Comunicação direcionada
- Alto nível de interação
- Construção de conexões
- Dados mensuráveis
Agora que você já tá por dentro do assunto, voltamos à pergunta: qual a melhor opção: mídia externa ou mídia on?
Depende. Depende do seu negócio, do seu público, do seu objetivo e do alcance que deseja ter. Por exemplo: se o objetivo da campanha é gerar visibilidade rápida e atingir muita gente, opte pelas mídias externas. Agora, se a sua marca tá focada numa audiência menor e mais qualificada, as mídias online são a indicação.
Mas melhor ainda é quando a empresa consegue unir a mídia OOH e a mídia on e trabalhar a interação entre elas. Uma das várias opções é a combinação da mensagem anunciada com funcionalidade digitais, como o QR code e códigos promocionais que dão descontos no e-commerce.
Muita calma no tudo junto e misturado
Não é porque as duas mídias têm benefícios que você vai sair anunciando sem um bom planejamento e em qualquer lugar, né?!
Depois de ter em mente os objetivos, públicos e verba disponível, tem todo um processo estratégico que envolve pesquisa, brainstorm e criação.
E é nessa parte que a Chuva entra.
Fale com a gente, bora trocar uma ideia!
Fontes: rockcontent; meio&mensagem