Se você já escutou a expressão “Funil de Vendas” antes mas ainda não sabe o que é, se liga que a gente te explica!
O funil de vendas é um modelo de estratégia que acompanha a jornada de compra do cliente, desde o seu primeiro contato com a empresa até a conclusão da venda.
As suas etapas estão diretamente ligadas às fases da jornada de compra do consumidor. Vamos entender cada uma delas?
Topo de funil
Aprendizado e descoberta
Os visitantes descobrem que têm uma necessidade ou problema a ser resolvido. Essa é a etapa da consciência, que é despertada depois de ter os primeiros contatos com a sua marca/produto/serviço.
O objetivo dessa etapa é oferecer conteúdos importantes e de interesse para o consumidor. Ela também é utilizada para recolher leads, ou seja, pessoas interessadas na sua marca ou produto/serviço. Para isso, elas preenchem um formulário para ter acesso a um conteúdo de interesse, como por ex.: eBooks, acesso a lives, infográficos etc.
Meio de funil
Reconhecimento e consideração
No meio do funil, tratamos os leads – as pessoas que já interagiram com o seu conteúdo e forneceram informações básicas de contato em troca do acesso a algum conteúdo -, eles querem resolver suas necessidades, mesmo que não saibam como fazer isso.
Nesta etapa, fazemos com que reconheçam o problema e queiram a solução.
Fundo de funil
Decisão de compra
Aqui, os leads já sabem que têm um problema que não conseguem resolver sozinhos e perceberam que precisarão contratar um serviço ou adquirir algum produto.
O funil de vendas acaba quando os prospects realizam a compra e se transformam em clientes.
A partir dai é interessante pensar em estratégias e formas de manter o relacionamento com esses clientes após a venda. Para que a sua marca sempre esteja na mente do seu público e que eles possam indicar seus produtos ou serviços para outros clientes em potencial.
BENEFÍCIOS DO FUNIL DE VENDAS
- Previsibilidade de resultado
- Mais produtividade
- Otimização da gestão
- Melhor aproveitamento de oportunidades
- Feedbacks para aperfeiçoamentos
No Chuva de Vendas – evento onde se apresentam produtos, ofertas, serviços e mensagens institucionais -, fazemos o acompanhamento completo com o cliente para a execução de todas as etapas do funil.
Um exemplo foi o Live Experience Day da Prime Hyundai, que em um dia vendeu mais de 60 carros, batendo a meta do mês todo. Nós recolhemos os leads, auxiliamos no tratamento e traçamos todas as estratégias para realizar as vendas.